segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Que tal tentar fazer um Harlem Shake nos estudos?

,
Sim ou claro?

Como você já sabe, a nova febre mundial atualmente é o Harlem Shake, se não sabe clique aqui e confira um pouco mais sobre esse novo meme. Analisando de forma fria a forma como foi feito, podemos tirar boas informações a respeito disso e podemos aplicá-las em nossos estudos que pra muita gente passa longe da diversão demonstrada nesse vídeo.

1. Saia do padrão, inove fazendo o de sempre.


Se tem algo nesse vídeo que podemos perceber sem precisar fazer nenhum esforço é que ele, sem dúvidas, foge do padrão de qualquer outra forma de meme que surgiu na interwebz. Não estou me referindo a meme como uma simples figura usada em tirinhas, mas sim em um fenômeno que mistura ousadia com inovação, o que acabou dando certo para o pessoal do Harlem.

O "meme" anterior ao Harlem é o conhecido e enjoado Gangnan style, que provavelmente será esquecido com o surgimento dessa nova febre, afinal era mais uma música carregada de críticas. Mas enfim, como um vídeo que fica famoso simplesmente por fazer uma dança sem noção pode nos ajudar na melhora dos estudos? Porque o vídeo não se resume apenas na dança!

Simples, eu explico. Quando alguém inova sempre chama a atenção para si, o que faz as pessoas darem mais atenção pra você. Por exemplo, você não precisa dançar o Harlem Shake pra poder chamar a atenção de seu professor e dizer que não está entendendo o assunto explicado ou então perder a vergonha em tirar dúvidas de algo que você não sabe mas acha que não é necessário saber. Seja ousado(a)! pergunte, pergunte e pergunte! seu conhecimento só tem a ganhar, e no ENEM você sairá na frente.

2. Interaja mais, todos saem ganhando


Outra grande característica  do Harlem é a interação inesperada entre o pessoal que surge do nada no meio do vídeo. Você pode fazer isso também, mas não precisa ser inesperadamente. Participe com frequência das aulas, dê sua opinião, contribua com a aplicação dos professores. Às vezes participar dizendo o que você já sabe que é certo pode estar ajudando outros colegas da turma que com certeza não sabem de tantas informações quanto você. Além de também melhorar o ambiente da sala e quebrar o temido gelo que faz você ter medo de simplesmente abrir a boca.

Vou dar um exemplo pessoal. Um dia desses, na aula de inglês de um cursinho que estou fazendo, a professora estava toda empolgada dando o assunto de forma perfeita, explicava e tirava dúvidas que era uma beleza, parecia que tudo que ela falava era cravado nas nossas mentes e parecia que não iríamos mais esquecer aquilo, ela é realmente excelente em passar o conhecimento. Mas, porém, contudo e todavia, ela esqueceu de falar sobre uma pequena regra de conjugação verbal de verbos terminados em y precedido de consoante, onde são os únicos a receberem  sufixo -ies. Então eu falei do assunto, logo ela lembrou e falou sobre o tema, se eu não tivesse falado, mesmo sabendo do assunto, muita gente iria passar batido nisso e não estudaria de forma correta, além de que contribui na explicação da profª, já pensou se todos fizessem isso? Que tal você dar o primeiro passo? Depois que eu fiz isso a sala começou a interagir mais.

3. Não estude como se estivesse em um velório


A alegria também é uma das principais características do Harlem Shake. Não, não vou te aconselhar a estudar rindo atoa até porque seria meio que um comportamento de louco. O que eu quero dizer é que tente não ver os estudos como um obrigação chata e sem graça, mesmo que você saiba que estudar é uma obrigação. Tome um banho de água gelada, respire fundo e caia de boca nos livros, pense que estudar é algo que só te trará alegrias a longo prazo, já pensou você ganhando bem por ter sido aprovado em um bom concurso público? Ter sempre um carro do ano? Pois é... afinal, todos sabem que o melhor do estudo é o conhecimento, mas ninguém faz medicina por somente gostar de salvar vidas, até porque muitas outras profissões também fazem isso. E com o mercado de trabalho afunilando cada vez mais, tenha certeza de que quem passa nesses concursos não são as pessoas que vivem dizendo que estudar é chato, nem as que vivem rindo com um livro aberto, se é que me entende.

Aliás sugiro a leitura de um artigo meu sobre melhorar a concentração nos estudos em meio à era digital caso o Facebook e companhia esteja tomando muito tempo seu. [ Clique aqui ]
Sugiro também a leitura do artigo de Caique sobre detestar ir à escola, leia com carinho e pense bem sobre isso. [ Clique aqui ]
Se ainda tiver um tempinho, sugiro ler o artigo de Leonardo sobre aceitação, não permita que isso te atrapalhe nos estudos e na vida, seja lá qual diferença for. [ Clique aqui ]
Então já sabe o que fazer agora não é? Praticar o Harlem Shakestudos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários to “Que tal tentar fazer um Harlem Shake nos estudos?”

Postar um comentário

 

Distribuindo Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates